Lobo guará resgatado na BR-153 está em recuperação


No Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro, a Triunfo Concebra reforça suas ações de cuidado com a fauna. O trecho de concessão corta fragmentos florestais que abrigam e favorecem os deslocamentos de diversas espécies de animais silvestres. Pelo monitoramento operacional é possível detectar esses animais na estrada e prestar o atendimento necessário.

Um exemplo é o Lobo guará, animal típico do Cerrado, que foi encontrado pela equipe durante inspeção de rotina nas margens da BR-153, no município de Hidrolândia.

O lobo foi resgatado em 09 de agosto deste ano, no canteiro central da BR-153/GO, km 545, sentido norte. Imediatamente as áreas responsáveis da Concessionária foram acionadas para as devidas providências. O resgate foi feito pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA, em Goiânia, que está cuidando do animal desde o resgate, sendo auxiliado pela Concessionária nesse trâmite.


Lobo em recuperação

De acordo com o médico-veterinário e analista ambiental do Cetas/GO, Luciano de Paula Silva, o lobo foi atropelado e chegou com duas fraturas graves nos ossos fêmur e tarso, uma em cada pata, cuja recuperação está sendo realizada há 35 dias. “O animal está recebendo o tratamento muito bem, no primeiro momento foram feitos os curativos tópicos no local e aplicação de antibioterapia e anti-inflamatório por alguns dias”, explica Luciano.

Atualmente o tratamento do lobo está sendo feito com curativos externos e os ferimentos estão sem infecção e rejeição das placas e pinos colocados, o que é bastante importante para a recuperação do animal.

“O lobo encontra-se bastante ativo na questão de alimentação e hidratação, come e bebe muito bem, o prognóstico dele é bem favorável. Daqui 20 dias vamos retirar os fixadores externos e avaliar qual será a resposta dele sem os fixadores: se vai conseguir ficar de pé normalmente, se não vai claudicar e se vai conseguir correr e caçar”, afirma Luciano. Caso o lobo consiga responder 100% aos estímulos, ele pode ser solto novamente na natureza. Se ele mostrar dificuldade de sobrevivência, ele deve ser encaminhado para um criadouro autorizado para que possa ser cuidados.

A Concessionária reforça que o usuário acione imediatamente o SOS Concebra pelo 0800 060 6000 caso encontre algum animal nas margens da rodovia seja ele vivo, ferido ou morto, para que as áreas responsáveis tomem as devidas providências.




Fonte: Comunicação - 04/10/2017 às 14:25

Visualizar feed RSS das noticias