Na dor, a força de conscientizar a sociedade para um trânsito seguro


(Foto: Edson Freitas - Núcleo de Comunicação do HUGOL)

(Foto: Edson Freitas - Núcleo de Comunicação do HUGOL)
 

“É necessário uma mudança geral de comportamento” diz Christiane Yared durante a palestra sobre “Educação para o trânsito, conscientização para a vida” realizada no auditório do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL para pacientes e colaboradores, em parceria com a Triunfo Concebra através do Instituto Triunfo.

A palestrante é co-fundadora do Instituto Paz no Trânsito – IPTRAN e ficou conhecida após perder o seu filho em uma tragédia de trânsito e transformou o seu luto em luta criando a ONG para atender outras famílias que sofrem com a mesma dor. A Instituição possui projetos de prevenção, apoio psicológico a famílias de envolvidos em acidente de trânsito e orientações a gestantes disponibilizando o equipamento necessário para transportar as crianças.

Entre os 145 participantes da palestra, pacientes vítimas de acidentes de trânsito ouviram a palestra com bastante atenção e se emocionaram com o depoimento de Christiane sobre a morte de seu filho e relatos de famílias de vítimas que atende pelo IPTRAN. Também alertou que em média são 200 mortes por dia no Brasil ocasionadas por acidente de trânsito, “hoje 200 mães choram a morte de seus filhos, amanhã mais 200 e assim sucessivamente”.

Cuidados básicos como colocar o cinto de segurança, transportar a criança com o equipamento recomendado para cada idade, não dirigir ao beber e não atender telefone são atitudes que podem evitar o aumento do número de vítimas fatais no trânsito.

Christiane finalizou a palestra com mensagem pedindo apoio para que todos se unam a favor de um trânsito mais seguro. “Estou em busca de um exército que cuide dos outros. O grito fará que a nação escute esse clamor. O teu filho terá a chance que o meu não teve. É um longo caminhar e é necessário uma mudança geral de comportamento. Faça a diferença”.

O trecho administrado pela Triunfo Concebra nas BRs 060, 153 e 262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, registrou queda de 12% em acidentes com vítimas fatais em 2016. A empresa adota as metas do Pacto de Ação Global da Organização das Nações Unidas que determinou que a década de 2011-2020 seja de ações para a segurança no trânsito com medidas para prevenir acidentes que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano.

Entre as ações da Concessionária no Maio Amarelo, os usuários serão alertados com mensagens no twitter, newsletter, banner no site, laço amarelo nas cabines de atendimento das 11 praças de pedágio e nos Painéis de Mensagem Variável (PMV) localizados em pontos estratégicos nas rodovias. Além disso, a empresa conscientiza seus colaboradores com campanha interna com o tema: Minha Escolha Faz a Diferença.

 


Fonte: Comunicação - 16/05/2017 às 15:54

Visualizar feed RSS das noticias