Os serviços essenciais durante uma pandemia


Eles estão disponíveis 24 horas na rodovia ou na base. Seja no atendimento mecânico de um veículo que está precisando de apoio, no socorro emergencial médico de algum motorista ou na limpeza dos locais de trabalho. Eles estão na linha de frente contra essa batalha que o mundo está vivendo. Os funcionários de concessão de rodovia são essenciais. A pandemia do coronavírus trouxe diversos desafios no ambiente de trabalho, no relacionamento com os motoristas e na forma de prestar socorro a quem precisa. Na Triunfo Concebra, não é diferente.
O inspetor de tráfego Silverstre Antônio há dois anos na empresa conta que o contato com o usuário mudou durante a pandemia, é preciso ter mais cuidado e utilizar os EPIs corretamente que a empresa fornece. “O brasileiro é um povo caloroso que gosta de abraçar, o cumprimento agora após o atendimento é só com o cotovelo”, afirma.
Silvestre é um dos funcionários que inspecionam as rodovias. O serviço é essencial para garantir mais segurança na rodovia, seja no monitoramento do trecho como no atendimento ao motorista. Estes profissionais estão em contato direto com o usuário, a utilização de máscara e luvas passou a ser obrigatória para proporcionar mais segurança a todos.
Já na praça de pegádio, Bruno Trindade, cumpre suas funções de líder de praça há 5 anos na Concessionária. Ele conta que os EPIs utilizados é uma segurança na rotina, além da utilização de álcool em gel, limpeza dos equipamentos e os cuidados no contato com o motorista. O Bruno mudou também sua rotina de higienização ao chegar em casa. “Já deixo as roupas e material de trabalho na lavanderia, não entro em casa diretamente”, conta.
As praças de pedágio são essenciais para a manutenção dos serviços prestados pela empresa. Diante da pandemia foram intensificados os cuidados, a utilização de peneiras por atendentes de pedágio foi um dos destaques. Em algumas praças também houve a distribuição de tags de passagem automática com isenção de mensalidades para os motoristas, a fim de evitar o contato direto.
Para que todos os funcionários e motoristas que utilizem as 24 bases de apoio encontrem um ambiente higienizado e seguindo todas as práticas orientadas pela OMS e Ministério da Sáude é preciso contar com a Edna Aparecida , uma das auxiliares de base da Concessionária. A rotina dela foi adaptada e os cuidados redobrados. “Chego e já esterilizo tudo, redobro o cuidado e a higiene. Estou empenhada na limpeza, nós temos que seguir as recomendações. Pelo bem nosso e de todos. A gente tem que se cuidar, cuidando de você ta cuidando de todos”, diz.
Para o coordenador dessa equipe, José Higino Carvalho, a principal mudança foi as visitas às bases e nas sedes administrativas, na rotina passou a utilizar mais as ferramentas virtuais. Ele acredita que seja um dos maiores desafios profissionais já vivido, o esforço foi redobrado para que tudo ocorra bem tanto no atendimento, como na segurança e prevenção de saúde da equipe no combate ao Coronavírus.
Higino destaca que as reuniões frequentes com as equipes são importantes para manter a calma e a união da equipe num momento tão difiícil e cheio de dúvidas dos funcionários. Ele acredita em mudanças após esse período. “Todos saíremos fortalecidos desse cenário. Espero que essa mudança traga bons frutos tanto para o nosso presente como também para as gerações futuras”.


Conheça os funcionários citados no texto:

                                            
Silvestre Antônio              Bruno Trindade         Edna Aparecida        Higino Carvalho
Inspetor de tráfego           Líder de praça          Auxiliar de base        Coordenador de Operações


 


Fonte: Comunicação - 11/05/2020 às 15:56

Visualizar feed RSS das noticias