Triunfo Concebra alerta sobre a importância de dirigir com prudência


O ato de dirigir automóveis e caminhões exige cuidado e atenção. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada ano, aproximadamente 1,35 milhões de vidas são interrompidas no mundo devido a acidentes de trânsito e, entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais resultando em incapacidade também motivada pela violência no tráfego. Os dados assustam, se cada um fizer sua parte é possível diminuir esses números.
Para Leonardo Nunes (engenheiro e técnico em segurança no trânsito), supervisor de operações da Triunfo Concebra, esse quadro pode mudar, seguindo três pilares fundamentais : educação, engenharia e fiscalização. “A educação é a base de tudo. A engenharia analisa a geometria da via, sinalização, iluminação e condições do pavimento. Já a fiscalização possui papel muito importante para apurar as imprudências”, afirma.
A direção defensiva contribui para que haja mais segurança no trânsito. “Dirigir defensivamente é prever que o inesperado pode acontecer, é esperar o inesperado. Os motoristas devem entender que os limites de velocidade e as regras daquela via foram estudadas e analisadas, logo, todos devem respeitar”, diz Nunes. Por isso, a importância de dirigir seguindo todas as normas de trânsito e principalmente a sinalização disponibilizada.
“Estudos apontam que pelo menos 90% dos acidentes são causados por falha humana”, alerta o supervisor da Triunfo Concebra. Esse comportamento imprudente dos motoristas envolvem o excesso de velocidade, dirigir sob efeitos do álcool, distrações provocadas pelo uso do celular e outros.
Nunes chama atenção para as ações de prevenção que são simples e podem evitar acidentes. Avaliar as condições gerais do veículo, conferir o nível de combustível, do óleo do motor, do fluido de freio, funcionamento dos limpadores de párabrisa, condições dos pneus e funcionamento dos faróis podem ser verificados pelo próprio motorista antes de pegar a estrada e podem salvar vidas.
“Um dos itens que considero mais relevantes são os pneus. Eles possuem três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Diante disso é importante adotar e manter a calibragem recomendada pelo fabricante, pois pneus murchos têm a vida útil diminuída, prejudica a instabilidade do carro, aumenta o consumo de combustivel e reduz a aderência ao piso, principalmente em dias de chuva”, pontua.
Seguir as orientações de trânsito e dirigir com prudência traz benefícios, não somente para o condutor, mas também às demais vidas ao seu redor. É significativo que a conscientização seja constante. “É importante a gente entender a importância dessa postura e cuidado no trânsito. É um trabalho constante que fazemos na conscientização dos usuários da Triunfo Concebra", afirma.


Fonte: Comunicação - 01/06/2020 às 14:39

Visualizar feed RSS das noticias