Política Triunfo de Relacionamento com Stakeholders


Aplicação: Triunfo Participações e Investimentos, unidades de negócio da Triunfo e empresas Triunfo
A Triunfo Participações e Investimentos tem no respeito a seus públicos de interesse a base para a construção e manutenção de relações sólidas, éticas e transparentes. A partir dessa premissa, esta Política define diretrizes para relacionamento da Companhia com seus diversos stakeholders , tendo por objetivo fortalecer  a cooperação, identificar impactos positivos e negativos dos negócios e promover a troca de informações relevantes.

Assim, a Triunfo se compromete a:

  •   Identificar os stakeholders que de alguma forma influenciam e são influenciados, direta e indiretamente, por suas operações;

  •   Compartilhar valores e políticas corporativas com todas as partes interessadas identificadas;

  •   Disseminar os preceitos éticos e de sustentabilidade adotados pela Companhia, de modo que pautem as relações com os públicos de interesse;

  •   Assegurar o acesso às informações relevantes sobre a Triunfo e seus negócios, por meio dos principais canais de comunicação da Companhia, tais como  website, apresentações de resultados e relatórios de sustentabilidade, desde que não sejam confidenciais confidenciais ou estratégicas;

  •   Manter abertos os canais para recepção de dúvidas, queixas e reclamações de diferentes públicos, respondendo às demandas em prazo razoável;

  •   Conferir tratamento adequado aos stakeholders, bem como a seus temas de interesse, sem discriminação;

  •   Divulgar informações transparentes sobre os empreendimentos da Companhia, tais como objetivos, impactos (positivos e negativos) gerados na comunidade onde se inserem e medidas para minimizá-los (negativos) e potencializá-los (positivos);

  •   Buscar soluções que atendam aos interesses da Companhia e dos stakeholders em caso de crise ou situações de conflito com uma ou mais partes interessadas;

  •   Envolver usuários e clientes, sempre que possível, na busca por melhorias e inovações nos serviços fornecidos pelas empresas Triunfo;

  •   Pautar o relacionamento com profissionais e demais integrantes da força de trabalho conforme as diretrizes da Política Triunfo de Gestão de Pessoas;

  •   Desenvolver diálogo permanente com as comunidades do entorno dos empreendimentos, por meio de reuniões, painéis de discussão e pesquisas,  consultando-as sobre suas opiniões e expectativas;

  •   Identificar, por meio de consulta a líderes e entidades locais, as necessidades das comunidades para alinhamento de projetos socioambientais a serem desenvolvidos na região dos empreendimentos;

  •   Promover o desenvolvimento local, priorizando, sempre que possível, a utilização de fornecedores e profissionais da região dos empreendimentos;

  •   Contribuir para a sustentabilidade da cadeia de valor, avaliando, tanto previamente quanto ao longo do período de relacionamento, o grau de adesão dos fornecedores e prestadores de serviço à Política Triunfo de Sustentabilidade;

  •   Manter relação livre, apartidária e transparente com agentes públicos, buscando sempre a melhor solução para questões que envolvam as atividades da Companhia;

  •   Estabelecer parcerias estratégicas, que contribuam de forma efetiva para o crescimento mútuo e o desenvolvimento sustentável.

  • Todos os públicos com os quais a Triunfo e suas empresas se relacionam, tais como colaboradores e seus representantes (sindicatos e órgãos de classe), fornecedores, comunidades, clientes/usuários, outras empresas do setor, instituições financeiras, acionistas, investidores, governo, autarquias, entidades representativas e de terceiro setor e imprensa.