A Triunfo Concebra


A Triunfo Participações e Investimentos, em dezembro de 2013, arrematou o lote composto pelas rodovias BR-060/153/262 (DF/GO/MG), com assinatura do contrato realizada em 31 de janeiro de 2014 e a cessão das rodovias publicada no Diário Oficial da União em 06 de março do mesmo ano. Desde então a Triunfo Concebra, sociedade de propósito específico, administra 1176,5 km que abrange o Distrito Federal e os estados de Goiás e Minas Gerais.

Descrição das rodovias
São 630,2 quilômetros da BR-060 e da BR-153, desde o entroncamento com a BR-251/DF até a divisa do estado de Minas Gerais com São Paulo, somados a 546,3 quilômetros da BR-262, que vão do entroncamento com a BR-153/MG ao entroncamento com a BR-381/MG.

A BR-060 faz a ligação do extremo oeste do Mato Grosso do Sul com a capital federal, sendo eixo de ligação regional Goiânia-Anápolis-Brasília. A BR-153 liga o estado do Pará com o Rio Grande do Sul representando um importante eixo de ligação entre Goiás, o Triângulo Mineiro e a região norte de São Paulo. A BR-262 faz ligação interior-litoral passando pelos estados do MT, SP, MG e ES.

Municípios
A concessão abrange 46 municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. A BR-060/DF corresponde ao Distrito Federal. Na BR-060/GO os municípios concernentes são Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Anápolis, Goianápolis, Terezópolis de Goiás e Goiânia (entre a PRF e o SAU-04).

Na BR-153/GO, abrange os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Professor Jamil, Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba, Panamá e Itumbiara.

Na BR-153/MG, os municípios concernentes são Araporã, Centralina, Canápolis, Monte Alegre de Minas, Comendador Gomes, Prata, Frutal e Fronteira.

Já na BR 262/MG os municípios lindeiros são: Betim, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Pará de Minas, Igaratinga, Conceição do Pará, São Gonçalo do Pará, Nova Serrana, Araújos, Bom Despacho, Moema, Luz, Córrego Danta, Campos Altos, Ibiá, Araxá, Perdizes, Sacramento, Uberaba, Conceição das Alagoas, Veríssimo e Campo Florido.

Atualizações contratuais
Em 2021, a Triunfo Concebra aderiu ao pedido de relicitação. Diversos fatores impactaram nessa decisão como a drástica alteração do cenário econômico-financeiro e fiscal do país entre os anos de 2015 e 2016, comparado com o previsto na época da licitação em 2013, e ainda pela mudança da política pública de financiamento subsidiado de longo prazo, que frustrou a liberação do crédito que já havia sido prometido e aprovado à Concessionária no momento do leilão. O andamento do processo segue conforme abaixo:

2021
Em 09/04/2021 a Triunfo Conceba protocolou o Requerimento de Relicitação e consonância com a regulamentação. Em 22/06/2021,  por meio da Deliberação nº 216, a ANTT atestou a viabilidade técnica e jurídica do requerimento de relicitação. Em 10/08/2021, o Ministério da Infraestrutura, por meio da Portaria nº 99, de 10/08/2021, declarou a compatibilidade do Requerimento de Relicitação com o escopo da política pública formulada para o setor rodoviário. Em 25/08/2021, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (CPPI) recomendou a qualificação do empreendimento no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), por meio da Resolução CPPI nº 191, de 25/08/2021. Em 19/11/2021, a Triunfo Concebra foi qualificada no PPI por meio do Decreto nº 10.864, de 19/11/2021, publicado no Diário Oficial da União em 22/11/2021.

2023
Em 20 de novembro o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para assegurar a continuidade da prestação de serviços. O Termo Aditivo do contrato de concessão foi prorrogado até a conclusão do processo de relicitação das rodovias ou eventual otimização de contrato.

2024
Em 31/10/2024 o Ministério dos Transportes realizou o leilão da Rota Zebu, que decorre de política pública, com diretrizes e cronograma definidos pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Permanecem inalterados os serviços prestados, de socorro médico e mecânico, Conservação, Pavimentação e as obras emergenciais, até a assunção do novo proponente deste trecho, prevista para março de 2025.