Triunfo Concebra inicia obra de construção do viaduto da BR-153


A Triunfo Concebra iniciou a obra de construção do viaduto na BR-153, km 508, sentido sul, em Aparecida de Goiânia/GO. O local será mantido interditado com o tráfego em meia pista no sentido norte durante a execução das obras que iniciaram a fase de mobilização na segunda-feira (24).

A obra é a solução mais rápida e contará com a execução de uma ponte de concreto armado de 30 metros de comprimento, contendo estrutura com 12 vigas pré-moldadas em concreto, e com fundação composta por 48 estacas metálicas para suporte das vigas e das lajes de transição, tendo previsão de duração em torno de 60 dias, caso não ocorram imprevistos como chuvas. A obra contempla diversas etapas, sendo que nessa primeira fase envolve a mobilização de equipes, realização de sondagens adicionais, mobilização do canteiro de obras e a realização de serviços preliminares.

No decorrer, com a chegada dos perfis metálicos, será realizado a etapa de fundações da obra de arte especial (OAE), e após finalizada esta etapa, serão lançadas as vigas pré-moldadas, fabricadas fora do canteiro de obras para minimizar as interferências na via. Por conseguinte, será armado e concretado a laje da OAE e da laje de transição, e por fim, realizada a pavimentação e sinalização da via para liberação ao tráfego.

A análise dos técnicos e consultores estruturais e geotécnicos foi concluída após analise da erosão registrada no local, apontando que a estrutura e fundação do bueiro celular duplo, existente no local, se encontra bastante comprometida e os aterros laterais carreados por ações erosivas, dado que  o sistema de drenagem - galerias - que lá se encontra está subdimensionado em termos de capacidade hidráulica, restando como solução indicada para saneamento do problema a execução de pontes.

Os trabalhos estão previstos para acontecer durante o dia por equipes terceiras de empresas de engenharia contratadas para realização da obra. Para a execução da obra, a Concessionária utilizará recursos próprios reforçando seu compromisso com o usuário. Posteriormente, a Concessionária irá buscar o reequilíbrio da obra com a agência reguladora – ANTT.


Fonte: Comunicação - 24/02/2022 às 00:00

Visualizar feed RSS das noticias