Triunfo Concebra prepara para a liberação do tráfego da BR-153, em Aparecida de Goiânia


Nesta sexta-feira (21) representantes da Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres e equipe técnica da Triunfo Concebra realizarão inspeção conjunta com o objetivo de avaliar a finalização da obra da ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio na BR-153/GO, km 508, sentido norte, em Aparecida de Goiânia, para liberação da mesma ao tráfego. Após aproximadamente 100 dias de obras foi finalizada a execução, tendo a expectativa de liberação do trecho ao tráfego de veículos ainda neste domingo (23).

A obra contou com mais de 90 profissionais diretos e indiretos nas diversas etapas que envolveram a construção da ponte, no sentido norte. Como estrutura, a ponte possui 12 vigas longarinas de 30 metros, além de laje de aproximação de 6 metros em cada lado da ponte em concreto armado, totalizando 42 metros de obra. Para sustentação da ponte sobre a pista norte, houve a cravação de mais de 920 metros de perfis metálicos que compõem a estrutura da fundação da obra, elementos estes que geram sustentação para as vigas e a plataforma da ponte.

Em curto período, cerca de três meses, a obra foi realizada para a entrega aos motoristas antes do período chuvoso do final do ano. A sinalização vertical e horizontal da pista sentido norte foi toda refeita, contribuindo ainda mais com a segurança e fluidez do tráfego. Além da implantação de defensas metálicas e a construção de passeio e passarela lateral a estrutura da ponte, o que irá conferir também mais segurança aos pedestres que transitam pelo local.

Com a entrega da segunda ponte no km 508, a Triunfo Concebra já iniciou a terceira etapa, que será a canalização em estrutura de gabião do córrego sob as pontes. Nessa etapa não haverá interdições de tráfego. Vale reforçar que a iniciativa para a construção das pontes é em razão do grande adensamento urbano no entorno do Córrego Santo Antônio e a impermeabilização do solo nessas regiões, que contribuíram exponencialmente para o aumento no volume de água, resultando na falta de capacidade de vazão das galerias existentes, comprometendo as estruturas de fundações e aterros do dispositivo atual.


Fonte: Comunicação - 21/10/2022 às 12:10

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